Institucional

Esta Associação foi fundada a partir do reencontro de psicanalistas que, vindos de outras instituições, estão interessados no estudo, divulgação e transmissão da psicanálise lacaniana, tomada na literalidade do retorno a Freud. Reencontro marcado pela contingência de habitarmos e trabalharmos na mesma cidade, mas também pelo desejo de fixar aqui, em Brasília, o centro de nossa formação. Instituímos, para isso, um lugar que é acaso, apoiados numa aposta: a possibilidade da transmissão em psicanálise.

Nossa Associação só valerá a pena se suportada pelas transferências de trabalho entre seus membros, principalmente a partir do estudo em cartel. Que "o analista só se autoriza por si mesmo... e por alguns outros" está no princípio de funcionamento de uma instituição lacaniana. Tal autorização toma forma a partir da análise pessoal, chegada a seu termo. Mas quem são esses "alguns outros"? Como participam nesse processo de autorizar-se? Esta instituição assume, desde o seu momento inaugural, o compromisso de interrogar os caminhos que levam a operar a função "desejo do analista" e a colher os efeitos que esse provoca.

Diretoria

Diretora